Tarefa: PM Fazer backups
Fazer backups de acordo com a estratégia de controle de versão
Disciplinas: 2 Atividade Execução do Plano do Projeto
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      É de suma importância realizar backups para proteger os dados da organização, assim é necessário implementar um backup de dados e uma plano de recuperação. Os backups protegem contra perda acidental de dados do usuário, dados corrompidos, falhas de hardware e até desastres naturais.

      Existem duas principais abordagens para backup: local e remoto, qualquer uma ou ambas as abordagens podem ser úteis:

      • Backup local: Com esta configuração os dados são copiados manualmente ou em intervalos específicos, todos os dados estão dentro do seu alcance, e neste aspecto reside tanto o seu valor quanto o seu risco. Você sempre pode acessar suas informações quando necessário, mas estas ficam vulneráveis a perda, seja por meio de roubo (alguém quebrar e roubar equipamentos) ou danos (como um cano de água pingando ou um desastre natural);
      • Backup remoto: Ocomputador envia automaticamente os dados para um centro de controle remoto em intervalos especificados. Para executar um backup, basta instalar o software em todos os dados do computador contendo o material que você deseja fazer o backup, configurar um agendamento de backup, e identificar os arquivos e pastas a serem copiados. O software então se encarrega de fazer backup dos dados para você. Certifique-se de escolher um provedor que é confiável, estável e seguro. Você também pode ajudar a proteger seus dados criptografando-os antes de serem transmitidos para o centro de backup remoto.

      É possível optar por fazer backup de todos os seus dados (um backup completo) ou apenas partes de seus dados (um backup incremental ou diferencial), a diferença entre estas abordagens são:

      • Um backup completo é o tipo mais completo de backup, é um processo mais demorado e requer mais espaço de armazenamento do que outras opções de backup;
      • Um backup incremental realiza o backup somente de arquivos que foram alterados ou recém-criados desde o último backup incremental realizado. Isto é mais rápido do que um backup completo e requer menos espaço de armazenamento. No entanto, a fim de restaurar completamente todos os seus arquivos, você precisa ter todos os backups incrementais disponíveis. E a fim de encontrar um arquivo específico, você pode precisar pesquisar através de vários backups incrementais;
      • Um backup diferencial também faz backup de um subconjunto de dados, como um backup incremental. Mas um backup diferencial só faz o backup dos arquivos que foram alterados ou recém-criados desde o último backup completo.
      Etapas
      Passo 1: Planejar a estratégia de backup

      Desenvolva um plano de backup que informe:

      • O que está sendo feito no backup;
      • Onde está sendo feito o backup;
      • Quantas vezes o backup irá ocorrer;
      • Quem irá executar os backups;
      • Quem é o responsável por acompanhar o sucesso dos backups.
      Passo 2: Forneça prioridade a dados cruciais
      Cada organização precisa decidir quanto do trabalho está disposto a arriscar a perder e definir sua agenda de backup em conformidade. Para a maioria das organizações, isto significa fazer backup desses arquivos prioritários diariamente.
      Passo 3: Pense no acesso a dados importantes
      Considere quais dados seriam mais importantes ter acesso em momentos inesperados. Se você perder a conectividade com a internet, os serviços on-line estarão disponível. Assim avalie quais informações ou arquivos seria fundamental enquanto você espera para recuperar a conectividade com a internet (que lhe permitirá restaurar a partir de um backup offsite)? Onde você irá armazenar esses arquivos?